JOVEM!

Participe dos nossos encontros!
Todos os domingos, à partir das 17 horas, na Paróquia São Paulo Apóstolo

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ficar é legal??


"Não sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem."

Gostaria de comentar um pouco sobre ideias desse tipo. Em primero lugar, não acradito que não sou de ninguém. Pertenço primeiramente à Deus por ter sido resgatado pelo Precioso Sangue de seu Filho Jesus. Depois, petenço a todas as pessoas que amo e que me amam, pois somos responsáveis por todas as pessoas que conquistamos e que permitimos que nos conquistem. (Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. - Pequeno Príncipe/Saint-Exupéry).

A sensação de não pertencer a ninguém não me causa qualquer sentimento de liberdade, mas sim de abandono e solidão. É muito melhor lembrar e saber que pertenço às pessoas que amo e que me amam, que pertenço a meu Deus.

Do mesmo modo que pensar que sou de todo mundo dá a sensação de vulgaridade ou de irresponsabilidade, porque não conseguiria me dar em amor na proporção do amor de Cristo a todo o mundo.

Então, "ficar", nos parece um maior vacilo, um tipo de brincadeira sentimental que nos leva cada vez mais ao amor instantâneo sem felicidade contínua.

Colocarei um diálogo que tive em um desses retiros que preguei para jovens pelo Brasil.
(O nome da menina será fictício para a preservação de sua identidade)

LUIZ: Você acha que é legal "ficar"?
ANA: Claro, tio!
LUIZ: Por quê?
ANA: Porque é!

LUIZ: Porque é não é uma resposta clara, me explica melhor...
ANA: Ah, é legal porque todo mundo "fica".
LUIZ: E que todo mundo faz é legal? Por exemplo, só porque todo mundo ou a maioria dos jovens da sua idade usa drogas ou bebe bastante, ou transa com o namorado ou namorada, essas atividades passam a ser "legal"? É isso que você quer me dizer?
ANA: Não, não é bem assim, nem tudo que todo mundo faz só porque é maioria, é legal.
LUIZ: Então me explica por que é legal "ficar"?
ANA: Ah, porque conhecemos vários garotos, porque você dá e recebe muito amor, porque você se sente legal.
LUIZ: Ana, você pensa em se casar um dia?
ANA: Claro!
LUIZ: Você quer que seu marido seja fiél a você e aos seus filhos ou ele pode dar uma escapadinha de vez em quando?
ANA: Claro que ele tem que ser só meu!
LUIZ: E você vai ser fiél a ele?
ANA: Você está pensando o que de mim? (com ar de espanto e indignação).
Luiz: Não estou pensando nada, só estou tentando fazer você refletir que o namoro e o noivado é um período de conhecimento um do outro, e para isso tem que ter um espaço de tempo suficiente de compreensão e aprendizado um para com o outro. é tempo de respeitar e controlar as vontades e desejos, carnais e sentimentais. O futuro minha amiga, começa hoje!

Para você refletir melhor: "somos membros uns dos outros" (Ef 4,25)
 e também: " Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário: torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé e na castidade" (I Tim 4,12)

POR:LUIZ CARVALHO É FUNDADOR DA COMUNIDADE RECADO.
EM: REVISTA CREIA (ANO 1, MENSAL N°1)
ADAPTAÇÃO: JULIANA CORREIA - JEDÁ

Um comentário: